terça-feira, 24 de maio de 2011

TRABALHAR NÃO É SE ESCRAVIZAR-PENSAMENTOS

TODO TRABALHO É PROVEITOSO ?
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjzlhb_Bl4lK4SG2RGltqgpd8mC5wOJlB92OIswo6WQFN3dqcK-TErC-S-1YYWXyGYBcJIhve_SlpDMvkNLNR9oQE6tz2jCdovPU20bru23U5lT0n7ZQ8vMvwv4BxIoBuUCyZcJYIxUtgw/s400/charge_patrao_empregado.jpg

Trabalhar não significa ganhar sálario mais alguma recompensa. Quando fazemos algum trabalho e não ganhamos a nossa própria satisfação então esse trabalho é infrutifero.
Um trabalho não tem que ser recompensado por sua causa mais pelo seu efeito. Por exemplo a qualidade do trabalho não importa se a satisfação do efeito for produtiva se você conseguiu obter uma satisfação pessoal mesmo que não tenha obtido a perfeição, mas você ficou satisfeito com seu esforço e sua boa vontade, então você ganhou seu mérito.
Tem vezes que a gente faz um trabalho que não deu retorno pessoal, pode até ter dado um retorno financeiro, mas esse trabalho não agradável ao teu coração, ao teu orgulho, então ele não teve razão de ser feito.
Mesmo que esse trabalho não seje de alguma forma gratificado, seje de ordem material ou até mesmo sentimental o importante é você saber que você conseguiu estar bem com você.
Muitas vezes ou todas as vezes que fazemos algum trabalho para familiares , geralmente não somos gratificados como queriamos, nunca se dão o devido valor a nossa luta ao nosso esfôrço tenha ele tido sucesso ou não , isso geralmente nos traz dor e nos toca , quando não nos humilha e nos faz nos sentir fracassados, mas o nescessário foi obtido o saber do dever cumprido, embora , não se possa entender como dever, o que é feito pelo poder do amor.
O amor tem o dom de não se fazer obrigado, mas se fazer volutáriamente pela nescessidade de estar contribuindo para a felicidade de um bem comum, é verdade, que o nosso amor próprio gosta que sejamos agradecidos por quem queremos bem, mas não é essencial, na maioria não somos mesmo agradecidos, pelo contrário, acham que é obrigação, por ter nascido no mesmo berço e de fazermos parte da mesma familia, mas não é bem assim.

TODO TRABALHO OBRIGADO NÃO GERA AMOR E SIM REVOLTA

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi-CKeTXy7oaiVIqlBxUrq0059OuwbLp3YQpQRlkZzRc4Bcpu9746BF9TWpdMQ8GWmR4rldTu2MxP0LKdcFKxO0yPXANUzng3StLL_iR7XVs3v9PURVSaRrIbMAzUkUBHviO0PrZ9RJtA/s1600/3746958756_7f27c07b9b_o.jpg

O importante é trabalhar pela satisfação de estar granjeando uma satisfação pessoal. Todo trabalho é enfado e cansaço, ainda mais se a recompensa for só material, para se tornar um fardo mais leve precisa, que estejamos alegre pelo serviço feito por saber que estamos fazendo por nos sentir bem para que não possamos culpar ninguém e nem jogar na cara o bem oferecido.
O pior de fazer algo por obrigação é o tal jogar na cara, que é nada mais que uma troca de interesses.Quando se faz algo por amor, então , não há cobranças , porque a paga foi feita, houve uma recompensa, a alegria de ter feito a sua felicidade em troca da felicidade do outro.

O TRABALHO DIGNIFICA O HOMEM ?

https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjCYjXc51Mm8lPx91sCvP9LxHjkgY4ouxEfphgi5cCWF6mxQeiyLEMIKHXEO4UI3EfXQF1tPPCBXM67QLBXYxjIX8AfGgkroV4MLzVmdfTIxMbcgW6FvAMyxO_EMGdeJtlvTwEU5H2g_Ek/s400/charge-crian%C3%A7a.jpg

Será que um homem que trabalha em serviço escravo, um homem que trabalha de baixo do sol, comendo bóia fria, se sente dignificado.
Esse pensamento para mim é uma hipocrisia pura. O trabalho que dignifica é aquele em que você se sinta bem, que saiba que foi recompensado dignamente pelo seu esfôrço. Será que um criança que trabalha no pesado, muitas vezes, vendendo balas nos semáforos, sendo achocalhado e humilhado pode se considerar dignificado.




Nenhum comentário:

Postar um comentário