sábado, 13 de agosto de 2011

TIA NENEM , UMA PERSONAGEM DE INSENSATO CORAÇÃO

João Miguel Júnior

Uma amiga tinha uma parente que a família apelidou de “Urubulina”. Assim é Tia Neném, personagem de Ana Lúcia Torre em “Insensato coração”: uma pessoa que tem prazer com a desgraça alheia. Um exemplo foi a visita dela a Eunice (Deborah Evelyn), essa semana, para dar, pessoalmente, a notícia de que Léo (Gabriel Braga Nunes) tinha saído da prisão. Foi também a sua maledicência que levou Raul (Antônio Fagundes) a investigar Norma (Gloria Pires).


Entre bons personagens trágicos — como Norma — e uma trama eletrizante que, agora, na reta final embarcou no folhetinesco, Tia Neném é um tipo bem realista. Não chega a ser uma vilã. É, isso
sim, uma presença nefasta, desagradável, sempre pronta para oferecer o ombro nos piores momentos. Em contra partida, Ana Lúcia deu ao público alguns dos melhores momentos da novela que está chegando ao fim esta semana. Por esta razão, sua personagem, que morreria esfaqueada por Henrique (Ricardo Pereira) em Florianópolis, ganhou uma sobrevida. Tia Neném é um acerto do texto de Gilberto Braga e Ricardo Linhares, da atriz e da direção de Dennis Carvalho. Eles conseguiram a empatia do público construindo uma versão da “Urubulina” que ocorre em todas as melhores famílias do mundo.

A tia Nenê, esta sendo uma bela espiã infiltrada na casa de Wanda, que tem uma ligação pessoal com Léo, o vilão da novela. Isso a faz uma personagem dubia, entre a fofoquice e uma queda pelo lado de Pedro, já que estando sempre em cima do muro, ela dá a entender que esta ao lado do Pedro e contra o Léo. Não tem muito senso de moral, pois é inclinada a dar pequenos golpes, especialmente quando tem condições de se embebedar. A sua vida é simplesmente para beber e fofocar, e seu final certamente será a solidão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário